Francesco Romano

image

Francesco Romano

Archlute e Guitarra

Francesco Romano, nascido em Roma, depois de se formar em guitarra com nota de mérito, aprofundou a sua preparação musical através do estudo da composição e da direção. Mais tarde, virou o seu interesse para o estudo de tratados e fontes antigas do repertório renascentista e barroco sobre instrumentos históricos da família do alaúde e da guitarra.

Durante muitos anos tem realizado uma intensa atividade de concertista como solista e como membro de agrupamentos de câmara para grandes instituições musicais e festivais na Europa, América e Ásia.

Colaborou com os mais importantes grupos europeus de música antiga, apresentando-se com Sir John Eliot Gardiner, Rinaldo Alessandrini, Christoph Coin, Giuliano Carmignola.

Gravou para as mais importantes companhias discográficas. Em 2015 foi-lhe atribuído o Diapason d'Or do ano por gravar quintetos de Boccherini com uma guitarra histórica.

Desde a sua fundação, é membro do "Gli Incogniti", um conjunto dirigido pela violinista Amandine Beyer, com quem tem feito inúmeras gravações que foram premiadas com os mais prestigiados prémios internacionais, incluindo o Diapason d'Or, Le Choc de la Musique, Deutsche Schallplatten e Grammophone Award.

Francesco Romano é professor de alaúde e guitarra no Conservatório de Florença.


Ensembles onde participa